26 de março de 2009

CORPO SAÚDE E BELEZA:PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO

Apesar dos avanços na identificação e na compreensão dos vários benefícios que o exercício praticado regularmente pode exercer sobre o estado geral de saúde - e a despeito da crescente difusão dessas informações pelas mídias, a busca por um estilo de vida mais ativo parece não constituir uma das preocupações para a grande maioria da população.
Manter-se fisicamente ativo constitui um dos pré - requisitos para que uma pessoa possa obter e/ou manter boa condição de saúde. para isso, a atividade física e os exercícios devem promover melhorias na capacidade funcional do organismo, o que requer atender a princípios fisiológicos que norteiam a elaboração e o desenvolvimento de um programa de exercícios. Tais princípios, denominados princípios do treinamento, quando aplicados adequadamente possibilitam a melhoria das capacidades físicas, tanto em atletas quanto em não atletas.
A inobservância de um ou mais dos referidos princípios, por ocasião da elaboração e execução de um programa de exercícios, pode trazer conseqüências diversas ao organismo. Essas conseqüências variam desde a não alteração da condição física inicial do praticante ate o comprometimento do seu estado de saúde, mediante o declínio de sua capacidade funcional associada a baixa estimulação proveniente de exercícios, ou, ao contrario, pela sobrecarga orgânica decorrente de recuperação incompleta entre os estímulos.

OS PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO (atlético ou não) PODEM SER ASSIM DEFINIDOS:

Principio da individualidade: diz respeito ao modo como as diferenças características e condições de cada individuo interferem nos efeitos pretendidos por um programa de exercícios. Compreende aspectos relacionados: ao sexo do praticante - características associadas as diferenças entre os homens e as mulheres; ao estagio de maturação biológica- ainda que a idade cronológica seja igual; ao nível inicial do treinamento físico- quanto mais treinada ou condicionada for uma pessoa, menor sua "treinabilidade" (resposta ao exercício), e quanto menos treinada ou condicionada, mais treinavel; a genética do praticante- alguns fatores genéticos, como predominância de determinado tipo de fibra muscular, podem interferir na resposta ao aprimoramento das capacidades físicas.
Principio da sobrecarga: diz respeito ao aumento da carga de trabalho físico, que deve ser gradual e progressivo, de modo a estimular o organismo a se exercitar acima do nível ao qual esta habituado, para que ocorram adaptações biológicas que aprimorem suas características morfológicas e funcionais. Para isso, deve adequar diferentes combinações entre freqüência, intensidade , duração e volume de treinamento, conforme a capacidade física a ser desenvolvida. freqüência refere-se a o numero de sessões semanais de um determinado exercício; intensidade, ao nível de dificuldade do exercício- quantidade de peso e velocidade suportados; duração e volume, ao período de tempo durante o qual o programa e realizado(macrociclo- semanas, meses), ou tempo gasto em uma unica sessão de exercícios (minutos, horas).
Principio da reversibilidade: diz respeito ao declínio na capacidade funcional, decorrente das perdas nas adaptações biológicas obtidas com o programa de exercícios, que ocorre quando a atividade física e suspensa ou reduzida. Representa um reajuste do organismo ao baixo nível de solicitação das capacidades físicas, tornando evidente o caráter transitório e reversivel das melhorias oriundas a pratica regular e continua de exercícios físicos, principalmente quando essa regularidade ou continuidade deixa de ser mantida.

pegue o seu no Templatesdalua.com

10 comentários:

beresbello disse...

Gostei da VACAAAAAAAAAAA

Dayane disse...

Era exatamente o que eu precisava.. mto legal esse blog!! valeuu

Dayane disse...

Era exatamente o que eu precisava.. mto legal esse blog!! valeuu

Luciana disse...

Taabem gostei da vaaaaaaaaaaaaaaaca =]

Unknown disse...

adorei isse conteudo e a vaca

Marlon disse...

Oi!! sou da escola Helena, adorei essa postagem era o que eu precisava mesmo, muito legal o blog, muito bem feito, obg :D

Marlon disse...

Oi!!! sou da escola Helena, gostei muito do blog muito bem feito, e essa postagem que fizeram vai me ajudar muito, muito obrigado!! :D

Marlon disse...

Oi! sou da escola Helena, muito bom o blog adorei, muito boa a postagem vai me ajudar muito, muito obrigado :D

leticia disse...

nossa melhor blog que encontrei e que combina mais comigo

leticia disse...

nossa o melhor blog que já li, muito obrigada