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3ºA, B e C - Protistas heterótrofos e protozooses
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3º A,B e C Reino Proctista - Algas
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3º A, B e C - PPT sobre Reino Monera

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Biologia 3ª A, 3ª B e 3ª C - PPT sobre "Vírus e viroses

Alunos dos 3º A, B e C - aqui estão os links para acessar os PPTs utilizados em sala de aula.






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BIOLOGIA
1ª SÉRIES A, B e C


Conteúdo em slides dados em sala
cadeias e biomas
https://drive.google.com/file/d/14mfhkLfAZhrM2hvdBmCb48a_z-0_9AWQ/view?usp=sharing


fluxo de energia
https://drive.google.com/file/d/1vQOZwgnSXJg-kYt1GhqzuT9uce4x5U9c/view?usp=sharing


CONTEÚDO REFERENTE A SEMANA 25/02

INTERDEPENDENCIA DS SERES VIVOS

“Pintinho come milho e árvore come terra As crianças prestam muita atenção ao mundo que as rodeia e frequentemente falam o que pensam a respeito. Imagine que você escutou o seu primo de 7 anos dizer para a sua tia: “A árvore é igual a um pintinho, mamãe. s dois comem para crescer. A diferença é que o pintinho come milho e a árvore come terra.”
. Você concorda com essa declaração do seu primo? Reelabore a frase que ele disse, corrigindo o que achar necessário. Essa pergunta é uma provocação, e a resposta é, obviamente, pessoal. Diferentes alunos observarão diferentes aspectos da frase, mas se espera que o problema mais citado seja o verbo “comer”, referindo-se à árvore. Utilize essa frase como um “termômetro” para avaliar o conhecimento que a turma possui sobre o modo de nutrição de animais e vegetais; em outras palavras, essa questão servirá para investigar se os alunos sabem que as plantas fazem fotossíntese e não tiram seu alimento da terra. Contudo, não corrija esse aspecto nesse momento; peça apenas que os alunos anotem suas respostas, assim como a data. Mais tarde, eles reanalisarão essa mesma questão.
Etapa  – Construção de gráficos e tabelas

A tabela a seguir (Quadro 1) representa o crescimento de uma planta. Cada linha horizontal da tabela contém a massa da planta em determinado dia do seu desenvolvimento.  dia zero representa o dia em que a semente foi plantada e começaram a ser feitas as pesagens. - ANEXO I
Tempo
(dias)
Massa  (gramas)

,5
2
,5
4
,7
6
1,
8
3,
1
5,
12
7,
14
9,
16
1 ,
18
11,
2
11,
Quadro 1 – Mudança na massa de uma planta ao longo do tempo.
a)    Com base na tabela (Quadro 1), construa um gráfico que represente esses dados.
 eixo horizontal deverá expressar o
tempo, em dias, e o eixo vertical expressará a massa da planta, em gramas.
b)   Invente um título para o seu gráfico.
Anote-o na parte superior dele.


OBS - A PARTIR DAQUI  VOCÊS RECEBERÃO ATRAVÉS DO WHAT'S APP,  pois o material que utilizei não me permitiu a cópia dos gráficos.
Caso haja dificuldade me procurem para que eu empreste a folha impressa.

Em seguida responda:

1. há semelhanças entre os gráficos (Figuras 1 e 2)? Se sim, indique quais. Se não, justifique o porquê
2.  O que aconteceu com a massa dos organismos ao longo do tempo?
3. De onde os organismos retiram as substâncias necessárias para aumentar sua massa?
4.  O que é clorofila?
5. Dê três exemplos de organismos que possuem clorofila.
6. Dê dois exemplos de organismos que possuem clorofila e não sejam plantas.
7. Considerando o que você entendeu sobre fotossíntese, responda: Que organismos não existiriam se não houvesse fotossíntese? Por quê?
8. Qual das questões anteriores foi mais difícil de responder? Por quê? 


Corrigiremos nas próximas aulas. Não deixem de fazer.

ATÉ!!!!

cadeias e biomas

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