3ºA, B e C - Protistas heterótrofos e protozooses
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Biologia
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BIOLOGIA
1ª SÉRIES A, B e C
Conteúdo em slides dados em sala
cadeias e biomas
https://drive.google.com/file/d/14mfhkLfAZhrM2hvdBmCb48a_z-0_9AWQ/view?usp=sharing
fluxo de energia
https://drive.google.com/file/d/1vQOZwgnSXJg-kYt1GhqzuT9uce4x5U9c/view?usp=sharing
CONTEÚDO REFERENTE A SEMANA 25/02
INTERDEPENDENCIA DS
SERES VIVOS
“Pintinho come milho
e árvore come terra As crianças prestam muita atenção ao mundo que as rodeia e
frequentemente falam o que pensam a respeito. Imagine que você escutou o seu
primo de 7 anos dizer para a sua tia: “A árvore é igual a um pintinho, mamãe. s
dois comem para crescer. A diferença é que o pintinho come milho e a árvore
come terra.”
. Você concorda com essa declaração do seu primo? Reelabore
a frase que ele disse, corrigindo o que achar necessário. Essa pergunta é uma
provocação, e a resposta é, obviamente, pessoal. Diferentes alunos observarão
diferentes aspectos da frase, mas se espera que o problema mais citado seja o
verbo “comer”, referindo-se à árvore. Utilize essa frase como um “termômetro”
para avaliar o conhecimento que a turma possui sobre o modo de nutrição de
animais e vegetais; em outras palavras, essa questão servirá para investigar se
os alunos sabem que as plantas fazem fotossíntese e não tiram seu alimento da
terra. Contudo, não corrija esse aspecto nesse momento; peça apenas que os
alunos anotem suas respostas, assim como a data. Mais tarde, eles reanalisarão
essa mesma questão.
Etapa – Construção de
gráficos e tabelas
A tabela a seguir (Quadro 1) representa o crescimento de uma
planta. Cada linha horizontal da tabela contém a massa da planta em determinado
dia do seu desenvolvimento. dia zero
representa o dia em que a semente foi plantada e começaram a ser feitas as
pesagens. - ANEXO I
Tempo
(dias)
|
Massa (gramas)
|
,5
|
2
|
,5
|
4
|
,7
|
6
|
1,
|
8
|
3,
|
1
|
5,
|
12
|
7,
|
14
|
9,
|
16
|
1 ,
|
18
|
11,
|
2
|
11,
|
Quadro 1 – Mudança na massa de uma planta ao
longo do tempo.
a)
Com base na tabela (Quadro 1), construa um gráfico
que represente esses dados.
eixo horizontal deverá
expressar o
tempo, em dias, e o eixo vertical
expressará a massa da planta, em gramas.
b)
Invente um título para o seu gráfico.
Anote-o na parte superior
dele.
OBS - A PARTIR DAQUI VOCÊS RECEBERÃO ATRAVÉS DO WHAT'S APP, pois o material que utilizei não me permitiu a cópia dos gráficos.
Caso haja dificuldade me procurem para que eu empreste a folha impressa.
Em seguida responda:
1. há semelhanças entre os gráficos (Figuras
1 e 2)? Se sim, indique quais. Se não, justifique o porquê
2. O
que aconteceu com a massa dos organismos ao longo do tempo?
3. De onde os organismos retiram as
substâncias necessárias para aumentar sua massa?
4. O
que é clorofila?
5. Dê três exemplos de organismos que
possuem clorofila.
6. Dê dois exemplos de organismos que
possuem clorofila e não sejam plantas.
7. Considerando o que você entendeu sobre
fotossíntese, responda: Que organismos não existiriam se não houvesse
fotossíntese? Por quê?
8. Qual das questões anteriores foi mais difícil
de responder? Por quê?
Corrigiremos nas próximas aulas. Não deixem de fazer.
ATÉ!!!!
cadeias e biomas
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